quinta-feira, 7 de abril de 2011

Efeito do Consumismo

Fonte: http://financenter.terra.com.br/index.cfm/fuseaction/secao/id_secao/431



Os efeitos do Consumismo

A necessidade de ter, de aparentar status, transforma o consumidor em inimigo de si próprio. Ele se torna vítima da ganância, que leva ao consumismo, e da falta de informação, que gera desperdício e prejuízo.

A cultura do desperdício se incorporou de tal forma à vida brasileira que nada de concreto é feito para reverter os números absurdos do que se perde, que fizeram do País o campeão mundial de desperdício. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil manda para o lixo 30% de tudo que produz, isto é, 160 bilhões de dólares por ano, que poderiam aliviar a fome de mais de oito milhões de famílias. Num país onde mais de 30 milhões de pessoas estão abaixo da linha da pobreza, desperdiçar é acima de tudo antiético e um desrespeito à cidadania.


Os números do desperdício

No setor de alimentos, por exemplo, o desperdício começa na lavoura e termina na cozinha da dona-de-casa.. O prejuízo que o desperdício de alimentos representa para o País e para o meio ambiente não é causado apenas pela falta de estrutura e de incentivos para a agricultura - que gera perda de 14 bilhões de toneladas de alimentos por ano - ou pela falta de informação do consumidor, que joga fora 20% dos alimentos com alto teor nutritivo, que poderiam ser melhor aproveitados, com vantagem para a saúde da família. Existem outros fatores que contribuem com este estado de coisas e acabam estimulando o desperdício de alimentos, como a falta de planejamento e de estrutura para armazenagem e transporte dos produtos agrícolas e a ganância absurda de produtores, atacadistas e comerciantes.

Não é apenas de alimentos o desperdício no Brasil. Água e energia elétrica somam perdas tão grandes que colocam em risco o abastecimento no futuro. Assim, 20% de toda energia elétrica produzida no Brasil são desperdiçados, o que significa uma perda anual de US$ 270 milhões; de 25% a 40% de água também são perdidos em vazamentos, equipamentos velhos e mau uso por parte do consumidor. Para se ter uma idéia, a média de consumo diário de água por pessoa é de, aproximadamente, 250 litros. Uma torneira aberta gasta de 12 a 15 litros por minuto. Um filete de água escorrendo durante 24 horas representa um gasto de 2.800 litros. Uma torneira pingando desperdiça cerca de 46 litros de água por dia, 1.380 litros por mês, 16.560 litros de água por ano.

A construção civil também tem números assustadores: De cada três prédios construídos no País, seria possível construir mais um, apenas com o material que é jogado fora. 

E o desperdício vai mais longe. 
Passa pela falta de planejamento governamental, pelo mau uso do dinheiro público, pela corrupção, pela falta de respeito ao cidadão e falta de sensibilidade no gerenciamento das empresas.

2 comentários:

  1. muito interessante mesmo essa postagem e acho q me indentifico muito com esse perfil, e pretendo melhorar, e parar de gastar sem precisão!
    obrigo pelos conselhos!
    boa sorte e Suce$$os!!

    ResponderExcluir
  2. Disponha Rodrigo, não é só uma situação isolada e sim a maioria das pessoas.
    Seria maravilhoso se todos tivessem o mesmo pensamento e a mesma disposição que vc tem para mudar, e melhorar nosso planeta.

    Obrigada pela visita.
    E que Deus te abençoe tudo o que vc fizer.
    Bjs e $uce$$o$!

    ResponderExcluir