quarta-feira, 16 de março de 2011

Diferença entre bajulação e Marketing Pessoal

Nas passagens pela Web a procura de respostas para minhas dúvidas. Sempre quis saber essa diferençaEntão achei interessante essa matéria, e estou repassando para nosso conhecimento.

Uma dúvida muito freqüente é a diferença entre bajulação[bb] e Marketing Pessoal. Nesta linha recebi a seguinte pergunta:
obj51geo30pg1p110.jpg
“Depois de algumas experiências profissionais[bb] estou reavaliado meus conceitos a respeito de marketing pessoal. Sempre me incomodou a postura de determinados profissionais, anteriormente, classificados por mim como “bajuladores”. Verifiquei que esses profissionais tinham muito mais oportunidades[bb] devido aos se contatos do que ao trabalho em si. Até onde vai a iniciativa, o networking e o marketing pessoal e onde começa a bajulação e a intromissão nos setores alheios?”


Uma forma bem simplista de explicar isso é um exemplo escolar[bb] . Em toda escola e sala de aula, sempre existe um ou mais alunos que adoram “puxar saco” dos professores, se oferecendo para ajudar a entregar material, ou a apagar a lousa, ou qualquer coisa que não exija conhecimentos, mas que possa deixar os professores felizes.
Mas também existe sempre o CDF, que não ajuda ou “bajula” o professor, pois está fazendo os exercícios[bb] . Ele é sempre o primeiro a levantar a mão para responder uma pergunta. Todos na sala sabem que ele é o “melhor” aluno da escola. Este é o perito em Marketing Pessoal, pois ele faz questão de demonstrar que sabe, mas não está fazendo isso para apenas agradar o professor, mas sim para ser reconhecido como o “melhor”! Já o anterior queria apenas cair nas graças dos professores, é o “bajulador”.
O perito em Marketing Pessoal não é o funcionário que se oferece para servir o café[bb] do chefe quando a “senhora do café” está atrasada. O Perito é o funcionário que entrega o relatório com todas as suas metas cumpridas para o chefe, no momento em que o diretor dele (ou alguém acima do chefe) estiver perto, para mostrar que ele é bom.
Marketing Pessoal, como já descrito em outros artigos, é a técnica que podemos usar para nos destacarmos. Isso pode ser feito com a forma de se portar, de se vestir, de se relacionar com as outras pessoas e com o mercado. Mas o Marketing pessoal também é a forma como trabalhamos.
Um “Bajulador” só consegue ser promovido até sua incompetência[bb] , pois sempre chega um momento em que ele é promovido para fazer algo que ele não sabe e que não tem competência para fazer. Já alguém utilizando corretamente o Marketing Pessoal só vai ser promovido, pois já demonstrou sua real competência para o atual e possíveis futuros trabalhos.

Por: Rodrigo Schmidt http://emporiodosucesso.com.br/diferenca-entre-bajulacao-e-marketing-pessoal/

2 comentários:

  1. muito interessante mesmo essa diferença!!
    adorei essa postagem ...
    parabens!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Wagner Rodrigo. Que bom que gostou!
    Sempre que eu puder, passarei informações.

    Se tiver também alguma sugestão de perguntas, me envie.

    Estarei pronta a pesquisar e passar a resposta.

    Bjs

    ResponderExcluir